Bolero – A Rainha das danças de salão!
A Origem do Bolero.
A muito tempo o bolero tem sido um ritmo preferido entre os casais apaixonados, por se tratar de um estilo de dança muito romântico e sensual na figura feminina. Por isso podemos nos referir a ele como “A Rainha das danças de salão!”
Pois bem: não se sabe o certo sobre a origem do Bolero. Acredita-se que na verdade existiram vários “boleros” ao longo do tempo até chegar ao que conhecemos hoje. Alguns historiadores acreditam que seu surgimento seu deu no século X na Europa. Outros dizem que surgiu em Cuba em meados de 1880.
Bolero enquanto dança
Enquanto dança, o bolero era inicialmente dançado em movimentos suaves e durante a sua evolução passou a ser dançado com movimentos ritmados e mais rápidos. O que diferencia este ritmo dos demais é que desde seu surgimento, o tema tratado sempre tem referencia com antônimos: amor x ódio, felicidade x êxtase, incerteza x desespero. Diante destas contradições, cabe a nós dançarinos representa-las em forma de dança. Aqui deixo um ponto muito importante a ser colado: a musicalidade do casal de dançarinos. O bolero permite que o casal ultrapasse a barreira motora de execução de movimentos e passe a ter o senso de musicalidade despertada. E também deixo uma observação de que é importante saber a diferença em sensual e vulgar em especial neste tipo de dança.
Para facilitar o aprendizado, podemos usar o tal do “tum e tummm, tum e tummm” ou “um e doisss, três e quatroooo” ou seja, no “dois” e “quatro” damos um tempo extra e seguramos um pouco o tempo/pisada de forma que tenha um leve contraste entre uma pisada e outra.
E ai? pronto para começar a dançar bolero? Não importa a idade, tamanho ou sexo. A dança é feita para todos!!!
Gostou? entre em
contato conosco e agende sua aula!!!