Samba de Gafieira: origem na dança - Dança no Pé
(19) 98101-2450

Blog

Samba de Gafieira: origem na dança

Samba de Gafieira: origem na dança

Samba de Gafieira

Samba de Gafieira – origem na dança

O ritmo conhecido como Samba de Gafieira, enquanto dança, teve surgimento no século XX e inicialmente não era bem visto uma vez que era praticado em locais como cabarés e não representava a moral ética do Rio de Janeiro, local de seu surgimento. Como curiosidade, gafieira no dicionário significa “baile popular, de entrada paga e frequentado por pessoas de baixo poder econômico e, da década de 1960 em diante, permeado por classes mais abastadas.”  Para muitos da época, “gafieira” significa local de confusões e brigas.

Estilos de Samba para dançar

Com o tempo o dança deixou de ser mal visto e passou a ser considero um ritmo elegante e que, enquanto dança de salão, exige bastante técnica. É um dos ritmos que mais empolga a plateia quando é apresentado. Existe vários tipos de samba que podemos dançar, porém todos tem a mesma essência: malandragem, proteção, exposição à elegância e ritmo . Vamos apresentar alguns deles:

Samba-Choro

Basicamente trata-se da fusão entre samba e choro, ambos ritmos brasileiros. Pode ser cantado ou instrumental. Alguns artistas representantes do samba-choro são:  Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chico Buarque entre outros. Apenas como curiosidade, surgiu em meados de 1930.

Samba de breque

Como o próprio nome sugere, existem pausas durante a música, momento em que é feito uma intervenção declamatória do intérprete. O cantor Luis Barbosa foi o pioneiro nesse estilo de samba. Porém que popularizou este estilo foi o cantor Moreira da Silva.

Samba sincopado

Partindo da origem da palavra síncope, que significa a supressão de fonemas no interior da palavra (mor ao invés de maior), o samba sincopado vem em substituição ao velho samba de 1910 e chega em 1920 cheio de transformações rítmicas, que mudaram o jeito de tocar, cantar e dançar.  Os representantes deste estilo de música são: Zeca Pagodinho, João Nogueira, João Barbosa, Juraci e outros.

 

E ai? Pronto para começar a dançar? Não importa a idade, tamanho ou sexo. A dança é feita para todos!!!

 Gostou? Entre em contato conosco e agende sua aula!!!
 Aos dançarinos de plantão que gostariam de adquirir o famoso sapato preto e branco característico do samba, visitem: lojadancanope.com.br e lá você encontrará os mais diversos tipos de sapatos de dança.
Compartilhe esse artigo

DANCANOPE, A ORIGEM...

Este site foi criado para você, dançarino ou dançarina! Aqui vamos falar de muita DANÇA DE SALÃO com o Dançarino, Professor e também criador deste site, Vagner Volpe.

Ah, e é claro,que não podemos de deixar de citar, que em nossa loja virtual você encontra os melhores produtos para você amante da dança em geral. Lá você encontrará uma linha de produtos de excelentíssima qualidade e dos mais variados tipos e modelos. DANCANOPE não é apenas uma marca, mas uma PAIXÃO!!!

Visite nossa loja e surpreenda-se

    WhatsApp

    (19) 98101-2450

    Email

    contato@dancanope.com.br