Sapato de dança: afinal, qual escolher?
Escolhendo o sapato de dança adequado para dança de salão
Olá dançarinas!!! Vamos falar hoje sobre dicas de como escolher corretamente o tipo de sapato de dança adequado para a prática de dança de salão. A primeira coisa que vamos ter em mente é que a escolha do sapato de dança correto ajudará a vocês a não se lesionarem e por tanto continuarem as atividades confortavelmente.
Quanto ao tamanho do salto:
Vocês dançarinas sabem que o tamanho salto influencia no equilíbrio corporal. Vamos então analisar de forma mais técnica o que acontece com a divisão de peso quando estamos sem e com salto:
Sem Salto: 43% do nosso pelo fica na parte da frente do pé e 57% fico na parte de trás. Esta é a posição normal do ser humano. Para a prática de dança não é mais confortável pois note que a maior parte do peso fica na parte de trás, atrasando o movimento rápidos exigidos na dança de salão.
Salto de 2cm: Aqui temos a divisão de peso meio a meio, ou seja, 50% na frete e 50% a trás. Para as aulas de dança de salão, salto entre 2cm e 3cm são os melhores, pois cansam menos e são mais confortáveis. Além de que, estes saltos baixos são normalmente de base larga o que facilita a distribuição de peso.
Salto 4cm: Neste caso ocorre a inversão do nosso equilíbrio corporal. A maior parte do peso fica na frente dos pés (57%) e apenas 43% fica no parte de trás. Apesar de ser mais elegante e preferida pelas mulheres, salto acima disto já começa a sobrecarregar algumas articulações dos pés. Este tamanho de salto até seria indicado para bailes a título de elegância, mas para as aulas de dança devemos dar preferência ao conforto e salto mais baixo.
Salto 6cm e acima: a menos que seja usado apenas para uma apresentação, não é recomendado para prática de aulas ou uso em bailes pois a maior parte do peso ficará na parte da frente, podendo prejudicar seu equilíbrio e causar sérias lesões.
Algumas dicas:
1- Procure sapatos de dança que lhe proporcione segurança. Sapatos tipo boneca são os melhores neste sentido, por serem firmes!
2- Evite sola de borracha. Procure solados em couro ou com camurça para que o sapato deslize adequadamente.
3- O piso é muito importante. Não pratique dança em pisos irregulares ou pisos ásperos. Além de acabar com o seu calçado, pode causar lesão uma vez que o pé não desliza o suficiente.
4- Tipo plataforma nem pensar!!! Estes sapatos são rígidos e facilitam inflamações na planta do pé! Procure sapatos que sejam flexíveis.
E ai? pronto para começar a dançar? Não importa a idade, tamanho ou sexo. A dança é feita para todos!!!
Gostou? entre em contato conosco e agende sua aula!!!
Visite também nossa loja virtual