Sapato de dança: afinal, qual escolher? - Dança no Pé
(19) 98101-2450

Blog

Sapato de dança: afinal, qual escolher?

Sapato de dança: afinal, qual escolher?

sapato de dança

Escolhendo o sapato de dança adequado para dança de salão

Olá dançarinas!!! Vamos falar hoje sobre dicas de como escolher corretamente o tipo de sapato de dança adequado para a prática de dança de salão.  A primeira coisa que vamos ter em mente é que a escolha do sapato de dança correto ajudará a vocês a não se lesionarem e por tanto continuarem as atividades confortavelmente.

Quanto ao tamanho do salto:

Vocês dançarinas sabem que o tamanho salto influencia no equilíbrio corporal. Vamos então analisar de forma mais técnica o que acontece com a divisão de peso quando estamos sem e com salto:

Sem Salto: 43% do nosso pelo fica na parte da frente do pé e 57% fico na parte de trás. Esta é a posição normal do ser humano. Para a prática de dança não é mais confortável pois note que a maior parte do peso fica na parte de trás, atrasando o movimento rápidos exigidos na dança de salão.

Salto de 2cm: Aqui temos a divisão de peso meio a meio, ou seja, 50% na frete e 50% a trás. Para as aulas de dança de salão, salto entre 2cm e 3cm são os melhores, pois cansam menos e são mais confortáveis. Além de que, estes saltos baixos são normalmente de base larga o que facilita a distribuição de peso.

Salto 4cm: Neste caso ocorre a inversão do nosso equilíbrio corporal. A maior parte do peso fica na frente dos pés (57%) e apenas 43% fica no parte de trás. Apesar de ser mais elegante e preferida pelas mulheres, salto acima disto já começa a sobrecarregar algumas articulações dos pés. Este tamanho de salto até seria indicado para bailes a título de elegância, mas para as aulas de dança devemos dar preferência ao conforto e salto mais baixo.

Salto 6cm e acima: a menos que seja usado apenas para uma apresentação, não é recomendado para prática de aulas ou uso em bailes pois a maior parte do peso ficará na parte da frente, podendo prejudicar seu equilíbrio e causar sérias lesões.

 

Algumas dicas:

1- Procure sapatos de dança que lhe proporcione segurança. Sapatos tipo boneca são os melhores neste sentido, por serem firmes!

2- Evite sola de borracha. Procure solados em couro ou com camurça para que o sapato deslize adequadamente.

3- O piso é muito importante. Não pratique dança em pisos irregulares ou pisos ásperos.  Além de acabar com o seu calçado, pode causar lesão uma vez que o pé não desliza o suficiente.

4- Tipo plataforma nem pensar!!! Estes sapatos são rígidos e facilitam inflamações na planta do pé! Procure sapatos que sejam flexíveis.

E ai? pronto para começar a dançar? Não importa a idade, tamanho ou sexo. A dança é feita para todos!!!

Gostou? entre em contato conosco e agende sua aula!!!

Visite também nossa loja virtual

 

 

 

Compartilhe esse artigo

DANCANOPE, A ORIGEM...

Este site foi criado para você, dançarino ou dançarina! Aqui vamos falar de muita DANÇA DE SALÃO com o Dançarino, Professor e também criador deste site, Vagner Volpe.

Ah, e é claro,que não podemos de deixar de citar, que em nossa loja virtual você encontra os melhores produtos para você amante da dança em geral. Lá você encontrará uma linha de produtos de excelentíssima qualidade e dos mais variados tipos e modelos. DANCANOPE não é apenas uma marca, mas uma PAIXÃO!!!

Visite nossa loja e surpreenda-se

    WhatsApp

    (19) 98101-2450

    Email

    contato@dancanope.com.br