Dia da Bailarina: de onde vem essa paixão? - Dança no Pé
(19) 98101-2450

Blog

Dia da Bailarina: de onde vem essa paixão?

Dia da Bailarina: de onde vem essa paixão?

Dia da Bailarina

Dia da Bailarina: de onde vem essa paixão?

Dia 01 de Setembro comemoramos o Dia da Bailarina, mas você sabe de onde vem toda essa paixão pelo ballet? Toda menina quando criança já sonhou em ser bailarina não é mesmo? Então vamos falar um pouco do surgindo do ballet. Essa modalidade de dança, existe desde o século XVI e seu surgimento foi marcado nas cortes Italianas. A título de curiosidade, o termo Italiano “balletto” significa “dancinha” ou “bailinho”, entretanto, como o ballet só se desenvolveu quando chegou na França, o termo Francês “Ballet” acabou ficando o termo mais famoso. Era com o ballet que as cortes aristocráticas se divertiam no século XVI. Embora hoje o ballet seja apenas dançado, os espetáculos de ballet inicialmente tinham em sua composição  original falas, poesia, canto e orquestras musicais.

O Ballet Noturno da Realeza

Agora que você sabe que o ballet surgiu primeiramente no século XVI, que tal avançarmos para o século seguinte e te contarmos mais uma curiosidade? Foi durante o século XVII que o ballet ganhou força, mas para tal foi  preciso uma ajudinha da realeza. O Rei Luís XIV, amante dos espetáculos de ballet, também era bailarino e por isso decidiu participar, do espetáculo que ganhou o nome de “O Ballet Noturno da Realeza”. Na ocasião, ele ganhou o apelido de Rei Sol,  por fazer papel de luz fertilizando a terra.

Museu do Louvre

Você sabia que a primeira escola de dança do mundo ficava em uma das salas do Museu do Louvre? Pois é! Ainda no século XVII os “bailinhos” que antes eram apresentados somente as cortes foram se popularizando. Os espetáculos que antes só podiam ser vistos dentro dos palácios passaram a ser vistos também em teatros. Agora além dos nobres,  os ricos também podiam ter acesso aos espetáculos. Tal ação portanto, acabou ampliando o público que tinha acesso a arte. Outra curiosidade, é que o ballet foi se aperfeiçoando ficando com cada vez menos falas e mais danças. O Rei Luís XIV, amante do ballet, inaugurou a primeira escola de dança do mundo em 1669. Foi hamada de Académie Royale de Danse, localizada em uma sala dentro do Museu do Louvre. Jean-Baptist Lully, bailarino predileto do Rei, foi nomeado diretor da escola e compôs diversos ballet para ele.

Lago dos Cisnes

Passando para o século XIX, temos o surgimento da primeira versão do Lago Dos Cisnes, de Tchaikovsky, com a criação do ballet La Bayadére em 1877. Foi também nessa época que ballet começou a ter os moldes vemos nos dias atuais, com as mulheres passando ter maiores destaques e dançando “na ponta dos dedos”. Com o aperfeiçoamento da dança em sapatilhas de ponta, as mulheres bailarinas acabaram por ficar mais popular que os homens bailarinos.

Ballet em 2020

Atualmente o ballet é uma dança de nível mundial e requer muitas horas de ensaios árduos. A frase popular “hoje não posso, tenho ensaio” traduz em poucas palavras que para ser bailarina ou bailarino de ballet é necessário muita dedicação e até mesmo abrir mão de muitas coisas.  Hoje nas escolas, se ensinam ballet para babys e até para pessoas que estão todavia acima dos 30 anos, ou seja, ballet não tem idade, basta querer começar dançar. Espero ter respondido um pouco da pergunta, em especial para o Dia da Bailarina: de onde vem essa paixão?

Gostou? Então entre em contato conosco!!!
Visite também nossa loja virtual
Compartilhe esse artigo

DANCANOPE, A ORIGEM...

Este site foi criado para você, dançarino ou dançarina! Aqui vamos falar de muita DANÇA DE SALÃO com o Dançarino, Professor e também criador deste site, Vagner Volpe.

Ah, e é claro,que não podemos de deixar de citar, que em nossa loja virtual você encontra os melhores produtos para você amante da dança em geral. Lá você encontrará uma linha de produtos de excelentíssima qualidade e dos mais variados tipos e modelos. DANCANOPE não é apenas uma marca, mas uma PAIXÃO!!!

Visite nossa loja e surpreenda-se

    WhatsApp

    (19) 98101-2450

    Email

    contato@dancanope.com.br